Gestão de Qualidade: CBF conquista certificação ISO 9001

A CBF é a única confederação de futebol da América do Sul e uma das primeiras do mundo a ser qualificada com a ISO 9001/2015, certificação internacional obtida por seu sistema de gestão. Para recebê-la, a entidade comprovou eficiência na “administração e controle da estrutura e das atividades do futebol brasileiro”.

O processo que resultou na ISO 9001 foi certificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), organismo certificador credenciado pela INMETRO reconhecido em mais de 100 países. Foram levados em consideração os processos conduzidos pelas diretorias de Competições (DCO), de Registro, Transferência e Licenciamento (DRTL) e pelo Departamento de Arbitragem.

– Com mais esta conquista, a CBF reafirma seu compromisso com a conformidade e a busca da excelência administrativa iniciada em 2015. Com o protagonismo na administração do futebol no país, a entidade reforça sua posição de vanguarda entre as confederações no cenário mundial – destacou o diretor executivo de Gestão da CBF, Rogério Caboclo.

Ao buscar a certificação, o propósito da CBF é demonstrar o compromisso com a melhoria contínua da gestão e dos serviços fundamentais para o desenvolvimento do futebol brasileiro.

– Durante a auditoria realizada, a CBF e suas áreas avaliadas comprovaram estar em conformidade com todos os requisitos exigidos pela norma. Conseguiu apresentar, apropriadamente, o sistema de gestão implantado, sua consistência, adequação e abrangência quanto aos processos, recursos e pessoal envolvidos – afirmou o gerente de Certificação de Sistemas de Gestão da ABNT, Guy Ladvocat.

A certificação ISO 9001 é mais um reconhecimento ao êxito da entidade em implementar seu programa de Governança, Risco e Conformidade (GRC), iniciado há três anos com a consultoria da Ernst & Young. Composto por mais de 50 projetos em todas as áreas, encontra-se 84% concluído.

– A CBF está em fase final de implantação dos planos que recomendamos, estando hoje em patamar avançado de governança corporativa entre as entidades esportivas do mundo – destaca o sócio da EY, Alexandre Rangel.

Indicada pela FIFA como uma das mais modernas na área de compliance, a CBF esteve em novembro último na sede da entidade internacional, na Suíça, apresentando seu programa às demais federações nacionais de futebol.

 

Site CBF