Revista elege os dez melhores goleiros do século 21

10. Hugo Lloris

O goleiro de 31 anos ganhou reconhecimento por sua excepcional habilidade, após ir para a Premier League pelo Tottenham, em 2012. Os Spurs gastaram cerca 12 milhões de euros para contratá-lo do Lyon. O arqueiro francês também demonstra aptidão com a bola nos pés.

9. Júlio César

Uma vez foi definido pelo italiano Gianluca Pagliuca como ‘o melhor do mundo’, Júlio César ocupa a nona colocação. O jogador foi titular na Inter de Milão, do treinador Francesco Toldo, além de defender a seleção brasileira inúmeras vezes.

Agora, o atleta de 38 anos atua pelo Flamengo, clube que o revelou. Entretanto, seu melhor momento foi em 2009/10, quando foi tão importante para a história da Inter, que foi nomeado como Goleiro do Ano pela EUFA.

8. David De Gea

O sucessor de Van der Sar no Manchester United, e de Casillas na seleção espanhola, David De Gea ocupa a oitava posição do ranking. O goleiro de 27 anos é uma das peças mais importantes do clube inglês, e sinônimo de força na equipe após a aposentadoria de Sir Alex Ferguson.

7. Victor Valdes

O goleiro foi peça importante em um dos melhores times da história: Barcelona de Pep Guardiola 2008 – 2012.

O espanhol acumula três Champions League, seis Campeonatos Espanhois e uma Copa do Mundo pela seleção, em 2010.

6. Oliver Kahn

Se Kahn é lembrado pela sua excepcional atuação na Copa de 2002, na qual a Alemanha surpreendentemente chegou a final, é porque ele precisou jogar muito bem em um time que era limitado. Mas, após um raro erro, Ronaldo conseguiu marcar o primeiro dos seus dois gols na final, consagrando o Brasil campeão.

Apesar disso, Kahn foi o primeiro goleiro a ganhar a Bola de Ouro como melhor jogador da Copa.

No Bayern, ganhou 16 títulos- dentre eles uma Champions League.

5. Manuel Neuer

O goleiro de 31 anos é considerado um dos melhores do mundo atualmente e um exemplo de como um ‘goleiro moderno’ deveria ser. Ele substitui Kahn tanto no time quanto na país, ganhando uma Copa do Mundo, Champions League e outros diversos títulos.

4. Petr Cech

Se não fosse por sua lesão no rosto, e ter que usar o protetor facial, o goleiro de 35 anos poderia ter se tornado o melhor goleiro da atualidade

Desde que chegou ao Chelsea em 2004 até sua fratura na face, Cech era realmente brilhante.

Atualmente, o atleta joga pelo clube inglês Arsenal.

3. Van der Sar

O goleiro que abriu caminho para Buffon na Juve, Van der Sar surpreendeu quando foi para o Fulham em 2001, mas sua transferência para o Manchester United em 2005, que estabeleceu seu legado. Ele se aposentou após seis anos no Old Trafford, acompanhado por uma derrota na final da Champions contra o Barcelona, em 2011.

Sua longevidade é extraordinária. O holandês, durante sua carreira, era autoritário e calmo na mesma medida, constantemente atuando em alto nível.

2. Iker Casillas

Sempre haverá uma pessoa que acredito que Casillas foi superior a Buffon, quando a Espanha estava em seu ápice. Casillas foi quem, em 2000, ganhou uma Champions League aos 19 anos. O goleiro ainda foi campeão de uma Copa do Mundo por sua seleção, porém, o declínio de sua carreira, pareceu prematuro.

1. Gianluigi Buffon

O que faz do italiano o melhor é seu alto nível de atuação, com pouquíssimos pontos ‘baixos’ na carreira.

Algo que poderia ser considerado um vexame em sua carreira – Juve caindo para a série B- acabou contribuindo para sua reputação. A lealdade que Buffon demonstrou ao permanecer em Turim e ajudar o clube a redescobrir seu lugar na Europa, confirmou seu lugar como ‘lenda’ entre os torcedores da Juventus.

Para consagrar sua carreira, o italiano ganhou uma Copa do Mundo, em 2006

Fonte: Espn.com.br