Globo x ABC – Águia estreia na Série C em clássico regional

Após campanhas distantes no estadual, Globo chega de acesso da Série D e ABC tenta reagir ao rebaixamento da Série B de 2017

Recém-chegado, o Globo-RN fará estreia na Série C do Campeonato Brasileiro neste domingo, diante do rival potiguar ABC-RN, que foi rebaixado na temporada passada. Os clubes se enfrentam às 17h, no estádio Barretão, em Ceará-Mirim-RN, pela primeira rodada do Grupo A.

Os clubes iniciam nova competição após desempenhos distintos no Campeonato Potiguar. Campeão dos dois turnos, o ABC se sobressaiu e não precisou disputar a final do torneio para faturar o título. Enquanto isso, o Globo ficou no meio da tabela nos dois turnos.

Fundado em 2012, o Globo disputou a Série D quatro vezes até conseguir o acesso inédito com o vice-campeonato do torneio ano passado. A Águia também participou da Copa do Brasil nesta temporada, mas foi eliminada pelo Vitória na primeira fase.

Já o ABC, maior campeão estadual do país, teve passagem rápida, de apenas uma temporada pela Série B, e foi rebaixado novamente para a Terceira Divisão. Esta será a 10ª vez que O Mais Querido disputa a terceirona. Assim como seu rival, o ABC também foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil 2018, pelo Cianorte.

ESTREANTE QUER PERMANÊNCIA
Um ano após o acesso, o clube potiguar tentará se manter na divisão. Pelo menos essa é a ideia do técnico Fernando Tonet, uma das novidades para a disputa da Série C. Tonet foi contratado após fazer grande campanha pelo Santa Cruz no Campeonato Potiguar.

“É natural que, uma equipe que suba da Série D e vai disputar pela primeira vez a Série C, tem que pensar, em um primeiro momento, em permanecer. O primeiro objetivo é conseguir se manter na Série C. E, a partir daí, conseguindo os pontos, fazendo uma campanha boa, classificar entre os quatro e brigar no mata-mata e, quem sabe, um acesso. O Globo tem muitos atletas de qualidade e isso me deixa bem contente, com uma grande expectativa no sentido positivo”, disse o treinador.

ABC COM CARAS NOVAS
O ABC tem sete novos contratados para a sequência da temporada. Apesar de estar 100% fisicamente, o zagueiro Danrlei não deve ir a campo neste domingo, em duelo com o Globo, na estreia da Série C, até porque ele não foi regularizado no BID. Conforme indicado pelo técnico Ranielle Ribeiro nos treinamentos, Tonhão e Samuel devem formar a dupla de zaga.

A principal novidade no time titular será o atacante Leandrão, reforço já regularizado. Também recém-contratado, o volante Victor Feitosa chegou a treinar entre os titulares no lugar de Felipe Guedes, que sofreu uma luxação no ombro esquerdo e virou dúvida para o confronto. Segundo Ranielle, a probabilidade de Gudes não ir para o jogo é baixa.

Portal Futebol do Interior