Cuidado desde a Base; Prevenção ao doping: palestra a jovens do Grêmio

O CBF Social está em Porto Alegre (RS) e iniciou as atividades na manhã desta quarta-feira (2). A agenda do projeto na capital gaúcha foi aberta com a palestra do Dr. Fernando Solera, presidente da Comissão de Controle de Doping da CBF, sobre a prevenção para o uso de substâncias ilegais a atletas do Grêmio.

No auditório da Arena do clube, jovens jogadores das equipes Sub-14, Sub-15, Sub-16 do Imortal e da categoria de transição para o profissional do Tricolor aprenderam lições de ética do futebol, funcionamento do protocolo de controle de doping nos jogos, ouviram histórias sobre casos famosos e conheceram a importância dos cuidados necessário no dia a dia com medicação e alimentação. Com exemplos específicos e direcionados, como qual pomada utilizar após uma tatuagem para evitar problemas com alguma substância não permitida, Solera deixou os garotos compenetrados durante a palestra e elucidou dúvidas.

Tatiane Becker Monticelli, nutricionista das categorias de base de Grêmio​, fez um agradecimento ao CBF Social e destacou a importância da palestra para o jovens atletas do clube gremista.

– A gente agradece muito essa parceria com o CBF Social. Foi extremamente importante, é um cuidado que nós temos no nosso dia a dia do clube e foi muito interessante este evento para os meninos aprenderem sobre a prevenção do doping, na utilização de substâncias, e isso contribuiu muito para o nosso trabalho – destacou.

Para Fernando Solera, envolver e preparar os jovens para o assunto desde cedo é importante. Ele destaca pilares importantes para quem está iniciando a carreira no esporte.

– O CBF Social teve uma iniciativa muito bacana. Vamos educar os nossos futuros jogadores profissionais. Hoje já são atletas, mas ainda é molecada. Tínhamos atletas de 14 anos ou menos presentes na plateia. É um prazer enorme poder falar com eles e trazer a mensagem de saúde, igualdade e ética. Tentei passar de uma maneira bem didática – acrescentou.

A agenda do CBF Social segue com atividades em Porto Alegre (RS) até a próxima sexta-feira (4). Na manhã da próxima quinta (3), será realizado do Festival de Futebol para mais de 150 meninos e meninas, com idades entre 9 e 13 anos, na Arena do Grêmio.

CBF