O futebol de São Gonçalo/RN está de luto, faleceu Nel de Amália, o autêntico ponta esquerda dos velhos tempos

Nel de Amália recebendo homenagens em 2014 - Foto: Facebbok

Manoel Pereira de Matos, o Nel de Amália, partiu para o plano espiritual. Partiu deixando um vazio enorme no seio dos seus familiares e amigos, além de uma história bonita no esporte amador de São Gonçalo/RN, precisamente no nosso futebol.

Nel de Amália recebendo homenagens em 2014 - Foto: Facebbok
Nel de Amália recebendo homenagens em 2014 – Foto: Facebbok

Nel de Amália, foi um autêntico atacante dos velhos tempos do bom futebol, daquele futebol alegre, de pura competência individual, do futebol com mais dribles e jogadas de efeito, e menos o toque de bola chato predominante do nosso futebol de hoje.

Costuma-se falar no mundo do futebol a seguinte frase: “zagueiro que merece respeito”, passando da zaga para o campo de ataque, poderíamos dizer que Nel de Amália era um atacante que merecia respeito. Jogava com a mesma qualidade individual em qualquer posição que não fosse a sua de origem, ponta esquerda, era arisco e aguerrido, nunca teve medo de enfrentar zagueiro, como disse antes era respeitado e temido.

Usava o estilo cabelos longos dos velhos e bons tempos do futebol, quando arrancava pelos lados do campo, era na maioria das vezes era imarcável. Sempre levou vantagem sobre os zagueiros pela sua rapidez e raça. Foi um competente artilheiro por onde passou, jogava com propriedade, principalmente quando fazia quando sintonizado com os seus irmão Tonho e Zé, outras duas feras do nosso futebol.

Nel de Amália, vestiu honrada e respeitosamente a camisa dos principais clubes do futebol de São Gonçalo/RN, sempre foi no auge da sua carreira integrante dos elencos das Seleções que representavam o município em competições amadoras estaduais.

Finalizo dizendo: “Jogava muita bola, não militou no futebol profissional porque não teve esse desejo, bola tinha demais”.

Vá com Deus! e obrigado pela sua amizade, e por tudo que fizeste pela grandeza do nosso futebol amador, do futebol da nossa São Gonçalo/RN.